quinta-feira, 23 de junho de 2011

Formação Continuada- TEMA ARTE...MARAVILHOSO

A ARTE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

 [1]Ednéia Regenir da Silva
Nadir Gonçalves dos Santos                  

A escolha pelo tema Arte na Formação continuada de professores partiu da necessidade de implementar nossa prática pedagógica e do anseio que temos, enquanto professionais da Educação de se trabalhar a Arte  em sala de aula, não apenas como uma disciplina, mas de tornar a Arte, uma forma de estimulo e envolvimento dos alunos no planejamento propostos pelo professor, seja em qualquer disciplina. Pensamos ainda, esta formação, com a intenção de vivenciar junto aos colegas professores um pouco da experiência que temos no trabalho com a Arte em sala de aula. Abordamos num contexto geral, vários conceitos de arte, a partir da pergunta: O que é arte? Feita de uma forma dinâmica, com a participação dos professores, que puderam partilhar suas leituras relativo à conceitos de vários pensadores. Esse momento foi riquíssimo porque os professores fizeram abordagens interessantes, da forma como percebem a arte em suas vidas, no seu cotidiano, esse momento também proporcionou relatos de algumas experiências positivas e negativas com a arte, enquanto crianças.
Os professores pedagogos comentaram que alguns pais não dão importância aos trabalhinhos produzidos por seus filhos, tais como uma pintura, um desenho, um brinquedo confeccionado pela criança, e que tal fato, deixa-os sem estímulo para o trabalho artístico. No entanto, sabemos, que o aluno , em situação de aprendizagem, precisa ser convidado a se exercitar nas práticas de aprender a ver, observar, ouvir, atuar, tocar e refletir sobre suas produções.  Segundo Theodor AdornoA grandeza de uma obra de arte está fundamentalmente no seu caráter ambíguo, que deixa ao espectador decidir sobre o seu significado.” Portanto, a arte só é compreendida pelo ser se ela significar, dependendo do seu conhecimento, da sua vivencia etc.,  caso contrário ela passa a ser banalizada, sem valor algum.
A disciplina de arte deve ser trabalhada com os alunos desde a alfabetização, segundo os PCNs(1997), a educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento Artísitico e da percepção humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto no ato de realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.
Desde o inicio da história da humanidade a arte sempre esteve presente em praticamente todas as formações culturais. Então não dá para pensar a vida sem a arte, ela permeia tudo que está em nossa volta assumindo várias funções: como a arte utilitária, que da conta de tudo que é necessário ou supérfluo como vestes, calçados, eletrodomésticos etc.; a arte como contexto histórico, podendo ser localizada num tempo e num espaço, na cultura de um povo, em seus costumes, linguajar, culinária, dança , música etc.
Fizemos uma viagem sobre as artes no mundo ocidental, que se dividiu em três importantes fases: Paleolítico inferior, Paleolítico Superior  e Neolítico; a Arte mesopotâmica; a Arte egípcia; Arte Romana ocidental e oriental e Arte Renascentista.
Muitos professores contribuíram com o conhecimento sobre o assunto abordado, como a professora de história Aparecida de Jesus que contribuiu com informações históricas significativas sobre a memória cultura dos povos egípcios e outras civilizações.
Assim como é conduzido o trabalho em sala de aula, unindo teoria e prática, colocamos os colegas professores para produzir atividades artísticas em grupos, uma forma de experimentar algumas modalidades da arte, como a pintura, a música, o teatro, o cinema e a fotografia.
Cada grupo procurou se aprofundar sobre a modalidade, da qual ficaram responsáveis. E depois expuseram suas reflexões, junto a atividade preparada por eles.
O primeiro grupo abordou sobre o conceito de Fotografia como arte.  A atividade prática consistia em escolher um tema para as fotos que deveriam ser feitas na escola, num curto período de tempo, e depois montar uma painel digital. Escolheram, assim, o tema: Diversidade das Flores.

Olhem o resultado!!!! Que Maravilha!!!







                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           A professora Fernanda comentou ainda, que as flores estavam ali no ambiente escolar e que dificilmente os alunos, professores, funcionários param para observar a sua beleza, a sua cor, a sua forma. A arte natural ao alcance dos olhos, e a fotografia tem a capacidade de registrar os detalhes de cada elemento,  de cada objeto, nos fazendo ter um olhar diferente para eles, um olhar de singularidade.
O segundo grupo nos trouxe o encantamento do cinema mudo, no qual temos como pioneiro o Charles Chaplin que contribuiu muito para a evolução do cinema. Como atividades prática, dramatizaram uma cena com mimicas,  aproveitando a temática da indisciplina dos alunos em sala de aula.

O terceiro grupo fez um breve histórico sobre a Dança. Como atividade prática, dançaram uma sequência musical com diversos ritmos e estilos musicais, com o intuito de destacar a evolução da música na atualidade e ainda a diversidade de gêneros musicais, que servem para situações e contextos diferentes. A atividade foi bem interessante, pois proporcionou um momento de descontração e recordação de musicas antigas que abalaram nos anos 60 e 70. As músicas escolhidas foram: Tango – La Comparcita, Rock dos anos 60 – Labamba; Lambada: grupo Kaoma; Música eletrônica; Funk: Mc Cidinho. Eu só quero ser feliz; Rasqueado: Henrique e Claudinho. Pixé.


O quarto grupo nos fez rir muito com a dramatização de uma cena de teatro com o tema “A morte de Cafubira”, cena de um filme que acontece em três versões: rindo, chorando e em câmara lenta, explorando assim, a expressão corporal e facial, trabalho que resultou em um pequeno vídeo que foi postado no youtube no seguinte endereço: http://youtu.be/Q86OI2q00Yo. Assistam, vale a pena.
O último grupo, da artes Plástica, trabalharam com a pintura, fazendo um percurso da pintura rupestre até chegar à pintura moderna. Como atividades reproduziram uma tela da Tarsila do Amaral, “Abaporú” observando os traços, tonalidades de cores, tema etc., e a reprodução da pintura rupestre, apresentando então duas formas de pintar. O grupo fez abordagem interessante sobre a experiência da produção artística.
Vale ressaltar, que ao final de todo o trabalho realizado, nos surpreendemos com o desempenho dos professores, pois aceitaram a proposta de trabalho e se desempenharam para dar o melhor de si, assim como fazemos em sala de aula. Por meio dos trabalhos realizados, descobrimos varias maneiras de implementar nossa prática pedagógica, de forma mais prazerosa e dinâmica, visto que a arte tem a capacidade de nos fazer descobrir novas habilidades, novos dons e também de despertar prazer, descontração e espontaneidade, de nos fazer assumir outros papeis nos ambientes por onde circulamos no dia a dia. Em outras palavras, conforme Beverly Sills "A arte é a assinatura da civilização”.






[1] Professoras das disciplinas de Língua Portuguesa e Arte na Escola Ana Maria das Graças de Souza Noronha. Palestrantes na respectiva Formação Continuada de Professores.


Um comentário: